Não, não é o filme!
Apesar de ter adorado o filme, me reservo pra falar exclusivamente dele em outro post. Agora quero escrever sobre HQ´s, aliás, "A HQ" talvez mais famosa do Batman, e na minha opinião a maior história já contada sobre o morcego.
Frank Miller elaborou o roteiro e desenhou a história de um Bruce Wayne já com seus mais de 55 anos, e o Batman aposentado. Não pela idade, mas porque era uma época em que o governo norte-americano resolveu proibir os heróis de agirem. Era 1986, e o mundo estava naquela tensão da Guerra Fria.
Gotham City continua violenta, e o próprio Bruce começa a demonstrar um desejo incontrolável de voltar para as ruas. Até que um dia, no mesmo lugar onde ele teve a sua origem, o morcego volta a assombrá-lo e ele retorna pra combater o crime. Ele volta, porém um Batman diferente do que vinha sendo apresentado até então no mundo dos quadrinhos, mais violento, mais sombrio do que nunca, mas ainda com o contraponto de já estar com idade avançada que o impede que seja tão ágil como nos velhos tempos.
Um destaque é para a morte sugerida de Jason Todd (o segundo Robin) antes mesmo da série "Morte em família" ser publicada (dois anos antes), e a nova Robin (que é uma menina) mudando completamente aqueles velhos conceitos da dupla dinâmica. As "cores" da Robin não comprometeram o clima sombrio que Batman teve em sua origem. Outro destaque é quando ele cria finalmente coragem de matar o Coringa, que momentos antes diz ao Morcego: "Você está fora de si!", e a clássica surra no Super-homem.
Quem leu a HQ e assistiu "Batman Begins", com certeza se lembrou de algumas cenas da HQ, quando se fala da origem do Batman, no caso da "descoberta" da Batcaverna. Realmente tenho a impressão que foi uma forte influência para o roteirista do filme.
Enfim, é uma história muito detalhada, com muitos destaques. E que merece mesmo o título da melhor história já escrita sobre o Batman, de todos os tempos. Uma obra de arte, com roteiro impecável e, é claro a colorização de Linn Varley (esposa de Frank Miller) que formam um casamento perfeito.
Batman - O Cavaleiro das Trevas (Frank Miller)
Neurônio chamuscado por Luís Dourado "Highlander" Marcadores: Quadrinhos
0 comentários:
Postar um comentário