Suporte (d)Eficiente



No meu trabalho eu também trato de assuntos de hospedagem de sites, e instalação dos mesmos. Alguns precisam usar banco de dados, que alimentam o conteúdo dos sites. Para que isso seja possível, é necessário que o provedor de serviços me passe alguns dados para que tudo funcione bem.

Vamos lá. O meu fornecedor tem um "ótimo" sistema online de atendimento. E a conversa eu quero deixar registrado aqui, para não mais esquecer:

(detalhe: Eram quase dez horas da noite)

Fabio: Olá Sr. Luís, boa noite!

Luís: Olá, eu estou precisando instalar um banco de dados SQL e não sei o endereço correto para cadastrá-lo. Você pode me informar o endereço, por favor?

(5 minutos depois)

Fabio: Olá.

(Nesse momento eu ia escrever que me sentia um Ogro, e minha vontade era socar a cabeça do BURRO de cima pra baixo, isso sem dizer os palavrões que pensei em escrever... porém, preferi acreditar que ele não recebeu minha mensagem e usei o "Copy & Paste")

Luís: Olá, eu estou precisando instalar um bando de dados SQL e não sei o endereço correto para cadastrá-lo. Você pode me informar o endereço, por favor?

Fabio: Sim, eu sei disso.

(Nesse momento o Ogro queria virar o BURRO do avesso. Mas resolvi deixar o Ogro descansar e fui educado, pois a informação que eu precisava dependia do Burrico)

Luis: Ok, então se você já sabe, poderia me passar o endereço?

Fabio: O Sr. tem que cadastrar o endereço xxx.xxxx.xxx, e funcionará corretamente.

Luis: Muito Obrigado, boa noite.

Fabio: O Sr. necessita de mais alguma informação?

(nesse momento eu pensei: Sim, queria saber quanto mede suas orelhas)

Luis: Não, por enquanto não preciso de mais nada.


(preciso apenas de um calmante... URGENTE)

1 comentários:

Tia Duna disse...

Amore, de vez em quando a culpa não é nem do atendente, às vezes essas empresas tem respostas pré-prontas, e o operário tem que selecioná-las dentre uma lista limidada a que se adequa ao seu caso (imagina o trampo, principalmente se sua dúvida não está na lista).
Isso por segurança, por medo da empresa de o atendente passar alguma informação que não deveria, ou falar algo indevido (muito mais fácil registrar quando o atendente fala merda por computador do que por telefone no caso de um processo). A empresa seleciona frases inofensivas, ao mesmo tempo que o atendente, coitado, que podia estar em treinamento, gerando ou encontrando o endereço que você pediu, escreveu "Olá." novamente para você não achar que estava sozinho.
Por telefone, pelo menos há a regra de 45 segundos, você não pode deixar o cliente mais do que isso sem um retorno (nem que seja um "mais um momento, senhor"). Pode ser que haja o mesmo no atendimento on-line.
Os BURROS, imbecis, idiotas, retardados, inúteis e incompetente, muitas vezes, são:
1- o criador/responsável/vendedor/dono do sistema (que na verdade é até é esperto, por ter conseguido vender essa merda);
2- a empresa que você contratou, pois, afinal, adquiriu o sistema (que não é tão burra, afinal, tem clientes e ganha dinheiro em cima deles, mesmo com um sistema precário);
3- quem treinou o atendente (que também não é tão estúpido, já que ganha bem mais que o atendente, o que já não é muito, sem esquecer que ele também, algum dia, pode ter recebido treinamento inadequado).
O fato é que tudo isso nos faz sentirmos idiotas e sem ação. Nada pior do que nos sentirmos impotentes diante de uma coisa que deveria ser simples, óbvia e pela qual estamos pagando, não é?
Não, não quero ser paranóica dizendo que a culpa toda é do sistema, acho que o problema é da sociedade, que deixou todos esses "sistemas" (que não são poucos) nada confiáveis, passíveis de erros óbvios, cheios de falhas além das humanas, dominarem nossas vidas do jeito que dominam.
É no trabalho, na escola, na faculdade, nos órgãos públicos, nas lojas, bibliotecas, eles estão por todos os lugares. E vai dos coitados dos "atendentes" e operários da vida, que convivem com eles todos os dias, conhecerem bugs são esses, reconhecerem por puro costume, por empirismo, por experiência, e saberem burlar, pensando no próximo, no problema que é causado, ou em si mesmo e no seu emprego. (Agora pense nisso no nível governamental de grandes países e imagine a grande bosta).
Acho que esses atendentes e operários e bancários e peões de obra dos sistemas são muito mal pagos pela responsabilidade que têm.
Não corro em defesa de um ou outro em específico, tem muita incompetência por aí, gerada por isso mesmo, por ser um sub-emprego, corro em defesa da classe, sabendo que há gente mal-caráter e incompetente em qualquer lugar, e isso se multiplica por causa dos salários irrisórios.

Beijos,

 


Highlander´s Brain