Asilo Arkham


Comprei Asilo Arkham quando eu tinha 14 anos de idade, era 1990, lançada pela Editora Abril. Lançado pouco tempo após o filme "Batman" de Tim Burton, esta estória de Grant Morrison e com a arte impactante e "maravilhosamente suja" de Dave McKean, trouxe de volta o aspecto mais obscuro e psicótico de Batman e os vilões de seu universo.

Batman é chantageado pelo Coringa, que mantém uma refém no Asilo Arkham, e é desafiado a passar um dia lá com seus piores inimigos, o próprio Batman começa a ter recaídas e se vê semelhante a todos os outros loucos que estão presos naquele lugar. A estória conta duas épocas simultaneamente, a atual com o Batman e os internos do Asilo, e a origem do Arkham, contando a vida de seu fundador, que tem o mesmo nome.

Em alguns momentos vemos destaques interessantes como, o tratamento com Harvey "Duas-caras" que começou a usar cartas no lugar da moeda, aumentando suas possibilidades de escolha, porém isso faz com que ele não consiga decidir rapidamente coisas simples como ir ao banheiro. Uma outra cena hilária é quando o Coringa recebe o Batman no asilo, e quando o Batman vira as costas ele mete a mão na bunda do Batman, causando uma reação nada amistosa no Morcego, porém o Coringa apenas responde: "Oras, eu toquei em algum nervo exposto, por acaso?"

Outro destaque são as citações de "Alice no país das maravilhas", que é um show a parte e se encaixa perfeitamente no contexto. No decorrer, Batman enfrenta a maioria dos vilões mais conhecidos, como o Crocodilo, Chapeleiro e Espantalho. Mas o ponto chave é ele descobrir um inimigo psicótico e que pode ser muito perigoso: ele próprio.

A arte é baseada em pinturas e colagens, que foge a qualquer padrão já usado em histórias em quadrinhos. O conjunto do roteiro obscuro e visceral com a arte "perturbadora" de McKean, nos leva a um universo insano, nos leva realmente a nos sentir dentro do Arkham.

1 comentários:

Anônimo disse...

Vem comer bolo e tomar champagne na Castlevanya?
Aniversário de dois anos!

Vc faz parte do meu blog!
Beijooooooooooooooooooooos

 


Highlander´s Brain