Se você nunca leu Watchmen, em primeiro lugar, aviso que você não vai entender esse post, em segundo, se não leu, então leia!!! Pois você não sabe o que está perdendo. rs
Já li Watchmen "zilhões" de vezes, e cada vez que se lê essa estória, percebe-se algo de novo, no meio de tanta informação, tanto no roteiro quanto na arte. Watchmen é assim, cheio de detalhes, e para os observadores mais atentos é um "prato cheio".
Agora tem uma coisa que eu associei depois de um bom tempo, e que eu não percebi, talvez por ser muito óbvio e eu procurava detalhes mais ocultos. Mas achei genial a maneira que o respingo de sangue do Comediante cai sobre o seu "bottom de smile". O sangue é em forma de seta, que seria a seta dos minutos, que por muitas vezes aparece marcando 5 minutos pra meia noite.
Aí você pergunta: E aí? Mas o que isso quer dizer?
Ok, quem leu sabe exatamente o que quero dizer, mas vou explicar aqui. Essa história se baseia numa realidade paralela a nossa, em 1985, e o mundo está na tensão da Guerra Fria. Porém nessa realidade paralela, os EUA venceram o Vietnam com a ajuda do Comediante e do Dr. Manhattan. Essa tensão faz com que o clima do "fim do mundo" seja o assunto principal, e isso é colocado em vários detalhes dentro da estória, como na manchete de jornal no escritório de Ozymandias: "O relógio do Juízo Final marca 5 minutos para a meia noite".
A história se inicia com o assassinato do Comediante, dono do bottom de smile, e o sangue respingado "marca" cinco minutos para a meia noite, então com isso se vê o "sinal" que Alan Moore e Dave Gibbons criaram para que interpretássemos esse assassinato como o "início do fim do mundo", ou de sua salvação.
Pra quem leu, sabe que falo do fim, ou salvação, dependendo do ponto de vista.
Momento Curiosidade Watchmen I
Neurônio chamuscado por Luís Dourado "Highlander" Marcadores: Quadrinhos
0 comentários:
Postar um comentário