Amigos e amigos



Sempre me descrevo como uma pessoa de "poucos amigos". Pois me tornei, com o tempo, uma pessoa um tanto quanto anti-social. Cresci escutando frases como "Amigo é dinheiro no bolso", que sempre refletiram em raciocínios em que amigos não existem.

Quando criança, mesmo tendo essa frase na mente, a gente não liga pra isso. O negócio é empinar pipa, bater figurinha com a garotada, rir e se divertir. Bons tempos.

Nas aulas de educação física, eu não jogava futebol, ficava sentado com mais dois colegas e classe, papeando, zoando. Porém a experiência de jogar uma partida, e depois analisar e rir dos lances, é algo que nunca soube.

Na adolescência, comecei a namorar muito cedo, e agia feito adulto, já comprometido. E no lugar de amigos, me dediquei ao relacionamento sério de namoro, não saía com amigos, não passava tempo algum com eles. Mas ainda tinha aquela frase, aqueles conceitos, hibernando na minha mente.

Entrei na faculdade, e por incrível que pareça, eu frequentava as aulas e não ia pros barzinhos bater aquele papo gostoso com os amigos. Não participava de nada, nada, nada.

Até hoje sou um pouco assim, mas chego a uma conclusão, que a experiência de vida me mostrou. Aquela frase muito dita pelo meu avô, vai morrer comigo, é o tipo de conceito que não passarei para o meu filho. Sabem por quê?

Porque eu não tenho "dinheiro no bolso", e nunca tive, e por mais "isolado" que eu fosse, sempre apareceram pessoas amigas de verdade na minha vida, independente de eu estar azedo, amargo, doce ou salgado. Independente de tudo, me demonstraram carinho, sem interesse algum. Simplesmente permanecem ao meu lado.

As vezes me acho um "péssimo amigo", vezes por ser ausente ou distraído. E me surpreendo com a fidelidade e o carinho incondicional que todos me demonstram... Eu só tenho mesmo a agradecer.

São amigos de infância, que reencontrei. Amigos que conheci por um acaso na internet, e se tornaram pessoas especiais. Amigo no meu trabalho, que é mais que um irmão. Uma amiga mais do que especial, companheira, que é a minha mulher. E um grande amigo, que chegou no mundo há quase um ano e meio - meu bebê.

Isso foi simplesmente um alívio pra uma criança que não queria acreditar naquela frase. E sempre torceu pra que um dia ela mudasse para "Amigo vale mais que TODO dinheiro do mundo."

3 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo,

que lindo texto, desabafo e reflexão.

Amigos são tesouros sim, mas não em forma de dinheiro... Dinheiro é muito pouco, mesmo se for muito o que tiver nos bolsos e bancos.

Tijolo por tijolo... ;)

Beijos meus e uma semana digna de ti.

As Moiras disse...

Vc é meu amigo, meu amigo vc é.
Vc é meu amigoooooooooooooo! rs

Maninho, jogue no lixo a frase feita. Ela de nada serve quando foi feita para não servir rs.

Pleeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuummmm! rs ;)

Beijoooooooooooooooooooos.
Vampira Olimpia.

Luís Dourado "Highlander" disse...

Lindíssimas Morgue e Maninha Vampo Pleummmm!!!! rsss

Vocês podem ter certeza mais do que absoluta que vocês são as pessoas especiais que citei neste post. Você colaboraram (E MUITO) pra que eu jogasse aquela velha frase no lixo! hehehe

Adoro vcs!!! Obrigado pelo carinho!!!

Beijosssssss

 


Highlander´s Brain