Há três critérios básicos que me fazem gostar ou não de uma HQ, um é o roteiro, outro é a arte e o terceiro (que é ligado aos dois primeiros critérios) é a mensagem que a história consegue passar através da arte e o roteiro. Se nessa mensagem, existir um conteúdo que me faça refletir, pensar, aprender e emocionar, eu considero uma HQ perfeita, um verdadeiro clássico. Ou seja, eu não aprecio aquela coisa que já vem "mastigada, digerida e outras coisas mais...rs". Mesmo quando a questão é humor, eu gosto de humor inteligente, aquela piada que não é explicada...rs
Enfim, estou falando dos critérios, porque acabei de ler uma história que por si só já é maravilhosa, seu autor é nada menos que Machado de Assis. E quando peguei ela em formato de quadrinhos, antes de comprar, dei uma passada rápida de olhos pelas páginas e vi que não se tratava de um "Livro Ilustrado", apesar das palavras serem completamente no estilo "machadiano". A narração e os diálogos estão impecáveis.
A arte foi realizada pelos irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. E os estilos de desenho e pintura fizeram toda a diferença, entre as imagens com personagens muito bem desenhados, cenários da época e tudo mais, a colorização é toda em tom sépia (mesclando o preto, marrom e amarelo). De acordo com entrevistas que li sobre eles, disseram que precisaram desenhar os personagens da forma como imaginavam, pois a única pessoa que tem descrição física é a esposa do personagem principal Simão Bacamarte, a Dona Evarista.
O Alienista de Machado de Assis foi publicado em 1882, no livro Papéis Avulsos, onde usa a loucura para fazer uma verdadeira sátira da sociedade, política e a ciência do fim do século 19. Na Vila de Itaguaí, o Dr. Simão Bacamarte aprofunda seus estudos sobre a mente humana e lá constrói a "Casa Verde", um lugar para abrigar os loucos mentecaptos. No decorrer do tempo ele começa a internar pessoas que são aparentemente sãs, normais, causando uma certa revolta nos moradores da vila.
É uma HQ perfeita para pessoas que apreciam a boa literatura e artes visuais, sendo também, na minha opinião, uma ferramenta maravilhosa para incentivar leitores de quadrinhos, sejam adultos ou crianças, a conhecerem autores tão preciosos. Espero que saiam mais HQ´s como essa!
O Alienista, de Machado de Assis - HQ
Neurônio chamuscado por Luís Dourado "Highlander" Marcadores: Quadrinhos
0 comentários:
Postar um comentário