Quantos significados e simbolismos que rodeiam as velas. Podem estar presentes no sentido religioso, são acesas para Deus, ou para o diabo. Algumas vezes para os dois ao mesmo tempo, ou para anjos da guarda. Para o bem de alguns e para maldição a outros.
Quando uma pessoa se vai, há o velório, onde o corpo é velado. Velar, vigiar, cobrir com véu, despedir-se. E as velas? São acesas novamente. Símbolo que representa luz para quem se foi, ou pra quem fica?
É aniversário de alguém, cantamos "parabéns" e ao final apagamos uma vela, muitas vezes após fazer um desejo. Sempre pensei sobre o motivo de apagar a chama do desejo ao invés de acendê-la. Por exemplo, cantamos e ao final acendemos uma vela, e deixamos o tempo e o vento apagá-la. Ao meu ver, um simbolismo mais realista.
Fazemos um jantar especial para quem amamos, abrimos um bom vinho, e acendemos as velas para criar um clima mais romântico e especial. Particularmente acho que a extensão do jantar é especial quando também é feito à luz de velas, que também são muito úteis nesses momentos, tornando tudo mais caloroso e intenso.
Apagaram as luzes, faltou energia. A vela está ali para não ficarmos em trevas. Mas, há de se ter cuidado para que a vela seja velada, pois se a vela tombar, a sua pequena chama pode causar um desatroso incêndio.
No fim, a vela sempre nos leva para onde o vento sopra.
Velas dos que velam
Neurônio chamuscado por Luís Dourado "Highlander" Marcadores: Thinking
1 comentários:
O que conta mesmo é a iluminação interior de cada um, isso que vai ditar o rumo das velas - que sabiamente é como são chamadas "a bússola" de alguns navios.
Beijooooooooooooooooos DA MANINHA.
Postar um comentário