O muro invisível



Há 20 anos atrás foi derrubado o Muro de Berlim. Pra quem nem tinha nascido, e não sabe, este muro dividia a Alemanha Ocidental e Oriental, símbolo da separação entre a liberdade e a repressão. O muro impedia que os alemães do oriente pudessem ter acesso ao outro lado, onde havia liberdade. Liberdade? Ok. É verdade. Mas agora, após tanto tempo, paro pra pensar na existência da liberdade.

Hoje o Muro de Berlim é apenas um símbolo visível e palpável do que ainda é necessário fazer com os muros invisíveis. Mas estes que eu digo não se localizam na Alemanha, e sim em todo o planeta. Ele rodeia milhares de pessoas hoje em dia. Vejo agora que derrubar o muro invisível é milhões de vezes mais difícil do que derrubar o de Berlim. Estes muros separam raças, credos, classes sociais e até pessoas das mesmas "tribos" que muitas vezes se colocam entre muros.

É bom saber que há 20 anos um dos muros já foi derrubado...

...mas e os nossos muros? Quando cairão por terra?

3 comentários:

Laura disse...

Ai que pergunta difícil!
Penso que derrubar todos os muros interiores e exteriores acaba não sendo bacana,
Eles também servem para defesa e proteção!
Não me sentiria protegida se morasse numa casa sem muros, sem portas e nem janelas.
Também não me sentiria segura se fosse uma pessoa sem barreiras, sem medos, sem limites.
Beijo.

Luís Dourado "Highlander" disse...

Laura! =D

Na verdade, eu quando escrevi esse post, eu perguntei inclusive pra mim mesmo. E pensei a mesma coisa: Ai que difícil responder isso! rs*

Adorei a sua observação. O bom de lançar questões assim é que sempre temos uma respostas que nos enriquece. =) Não havia pensado no sentido "bom" dos muros...

...na verdade concluo que os muros também podem ser bons ou ruins de acordo com os olhos de quem os v~e (apesar de invisíveis...rs)

Beijos!

VAMP disse...

É...
Tem coisas que é necessário pulá-lo, arrebentá-lo, demoli-lo; outras, é necessário construi-lo com muito cimento e sazon rs.

Beijooooooooooooooooooos

 


Highlander´s Brain