Watchmen




"Who Watches the Watchmen?" (quem vigia os vigiliantes?)

Frase clássica do que eu considero um dos quadrinhos mais perfeitos já publicados, em matéria de roteiro e conteúdo. É uma trama maravilhosa, uma verdadeira obra literária (se eu puder classificá-lo assim, já que foi citada pela revista Time dentro dos 100 melhores romances desde 1923, sendo o único em forma de HQ).

Alan Moore é um dos melhores roteiristas que já li. Ele tem o dom de incomodar o leitor, de fazer quem está lendo suas histórias ficar literalmente de "cabeça-quente". Suas histórias sempre são muito complexas, bem elaboradas, e as principais tocam muito fundo no comportamento humano, na vida social e política. É quase um tapa na cara! hehe

Em Watchmen não poderia deixar de ser assim. A história foi publicada em 1987, e foi a responsável pela popularização do que chamamos de "graphic novel". Se passa no ano de 1985, num universo onde existem heróis mascarados, porém vivendo na realidade da Guerra Fria e o pavor que a humanidade estava naquele momento em passarem por uma Terceira Guerra Mundial. Os seus personagens, em sua maioria não tem super-poderes, passando por problemas psicológicos e éticos, são "heróis" com problemas "mortais".

Tudo se inicia com o assasinato do personagem chamado "Comediante", que fazia parte do círculo de heróis mascarados. Numa época onde os heróis foram obrigados por lei a se cadastrarem e foram proibidos de agir "fantasiados". Rorschach, levanta a hipótese dos heróis estarem sofrendo um tipo de perseguição. Em busca de pistas, em parceria com o "Coruja" eles se deparam com uma terrível surpresa.

No final, ocorrem coisas que nos fazem entrar em parafuso. Sobre quem é o mocinho, quem é o bandido. O que é certo, ou errado. E ainda a reação de cada herói com a situação em comum, é algo surpreendente.

Verdadeiramente, uma obra que prova que os quadrinhos são coisas de "gente grande". Agora adaptada para o cinema, promete ser bem fiel aos quadrinhos. E pelas críticas que ando lendo, acredito que até o Alan Moore terá que dar o braço a torcer dessa vez, já que ele mesmo disse que era impossível adaptar Watchmen para o cinema.

0 comentários:

 


Highlander´s Brain