Shimeji na Manteiga



Shimeji, pra quem nunca viu, ou experimentou, é uma espécie de cogumelo comestível (é pra comer, não tente fazer chá!!!) muito rico em vitamina B-12. Além disso estudos mostram que este cogumelozinho tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, a atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e colesterol, e possui ação antitumoral, antinflamatória e antimicrobiana.

Se você gosta da culinária oriental, aqui tem uma dica muito boa e simples de fazer!
Algum tempo atrás comprei uma porção de Shimeji no mercado e nem tinha idéia de como se preparava isso, mas resolvi arriscar a receita que vinha atrás da embalagem da porção.

Eu fiz exatamente a receita abaixo, porém com um pouquinho mais de saquê (foi no olhômetro mesmo porque eu adoro um saquê... hic!), e também acrescentei cebolinha picada.

Ingredientes:
250 gr de shimeji
2 colher(es) (sopa) de manteiga
4 colher(es) (sopa) de shoyu
4 colher(es) (sopa) de saquê
1 colher(es) (chá) de glutamato monossódico (aji no moto)

Preparação:

1. Lave o shimeji e divida os tufos.
2. Numa panela, derreta a manteiga e acrescente o shimeji mexendo sempre, por aproximadamente 8 minutos em fogo baixo, ou até o shimeji soltar um pouco de água.
3. Acrescente o shoyu, sempre mexendo por mais uns 2 minutos e logo após o sakê e deixe por mais uns 2 minutos. É importante que o shimeji mantenha um pouco da sua textura, não deixe cozinhar demasiadamente.
4. Misture o glutamato monossódico e está pronto.
5. Sirva acompanhado de um pouco de maionese em separado e arroz branco.

1 comentários:

Vampira Olímpia disse...

Fala sério!
Vou anotar e fazer... depois te conto o resultado quando fizer!
beijoooooooooooooooos

 


Highlander´s Brain