Relação entre Lateralus e Fibonacci

Existem estórias de bandas que fazem trilhas ocultas, ou que tenham algum sincronismo com outras coisas, como por exemplo, a do famoso álbum "The Dark Side..." do Pink Floyd em relação ao clássico filme do Mágico de Oz, onde o álbum casa de maeira sincronizada e perfeita com o filme. Mas tudo isso não passam de conspirações, pois os mesmos dizem que não fizeram de propósito.

Mas sabe-se que existe uma relação proposital no melhor álbum do Tool, chamado Lateralus. O álbum inteiro e a faixa-título é composta numa referência a uma sequência chamada Fibonacci, onde o número seguinte é a soma dos dois anteriores, por exemplo: 0,1,1,2,3,5,8,13...etc.

Estes números também são representados graficamente como uma espiral de um Nautilus:


Enfim, que coisa confusa!!!
Sendo mais claro, abaixo segue um exemplo da letra da música "lateralus" contando suas sílabas exatamente como são cantadas:

Black (1)
Then (1)
White are (2)
All I see (3)
In my in-fan-cy (5)
Red and yell-ow then came to be (8)
Reachin' out to me (5)
Let's me see (3)

e por aí vai (você poderão conferir no vídeo abaixo)

Só que não parou só nessa música, na verdade o álbum tem uma sequência de 13 músicas em sua gravação, porém se ele for reproduzido numa sequência que respeite a fórmula de Fibonacci, o álbum "flui" melhor, o final de uma música se encaixa com o ínicio da outra. A sequência é 6,7,5,8,4,9,13,1,12,2,11,3,10.

Enfim, na verdade não se tratam de apenas música e matemática, se trata do conceito que eles pretenderam passar, que é o que diz no durante o disco todo:

"Recognize this as a Holy Gift and celebrate the chance to be alive and breathing" - Parabola
"I know that pieces fit" - Schism
"Spiral Out, Keep going" - Lateralus"

Entre muitas outras citações, o que eles querem dizer é que devemos abrir a mente pra tentar enxergar além do óbvio, esperar o inesperado. Agora sim, veja o vídeo abaixo e surpreenda-se.

0 comentários:

 


Highlander´s Brain