Cientista cria 'boneca' com células vivas de câncer


Estrutura tridimensional é mais próxima do tecido humano e poderia ser usada na busca por novos tratamentos.

Um cientista japonês criou uma "boneca" feita a partir de células vivas de câncer de fígado, abrindo caminho para que remédios e tratamentos sejam testados em condições mais parecidas com as encontradas no corpo humano.

A boneca de 5 mm de altura e 2 mm de espessura foi criada usando uma técnica que molda o tecido em um formato tridimensional.

O criador da técnica, Shoji Takeuchi, do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, disse que, agora, sua equipe vai tentar combinar diferentes tipos de células para criar sistemas mais complexos.

"A técnica pode criar diferentes estruturas com diferentes células. É o que vamos começar a fazer a partir de agora", disse Takeuchi à BBC Brasil.

A estrutura foi criada usando cerca de 100 mil esferas de colágeno semeadas com células cancerígenas hepáticas e colocadas em um molde semelhante à forma humana.

As esferas foram cobertas por um tipo de célula que libera proteína e colágenos, unindo todas as células e fazendo com que a estrutura possa ser movida sem se quebrar.

Como resultado, o produto final é muito mais próximo do tecido humano do que um grupo de células em um prato de laboratório.

fonte: G1 ciência

...

Hmmmmm... entendi de onde vem aqueles bonequinhos de celulares da Vivo (celulares, pois é feito de células, sacou a pegadinha?)! Como não pensei nisso antes!

Pensando aqui, se um bonequinho desse tiver inteligência num futuro próximo, ele pode correr atrás da gente, pular dentro de nossas narinas, ouvidos, ou algum outro orifício do corpo humano e nos atacar!!! Que medo...

Os bonequinhos da Vivo, na verdade são invasores, e vão dominar o mundo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo, impressão que tenho é que com esse boneco mais um câncer foi criado...

Um dia digno de ti!
Beijos meus!

Luís Dourado "Highlander" disse...

Pois é Morgue!
Eu estava pensando exatamente nisso quando li a notícia!

Quando diz que isso será "de grande ajuda", pensei no que esse tipo de experiência poderia ser aplicado... Cultivar células vivas de câncer? rs

Enfimmmm, beijos querida!

 


Highlander´s Brain