Num futuro nem tão distante...



Vejam só esta prótese de braço! Parece mais uma produção de filmes de ficção, futuristas, mas é pura realidade.

Graças ao designer Hans Alexander Huseklepp, podemos dizer que já existe uma prótese com um conceito fantástico, além de bom gosto. Esta prótese funciona com uma ligação ao sistema nervoso central e "obedece" os comandos do cérebro. É construída com acabamento em placas de Corian, que é uma combinação entre minerais naturais e acrílico de alta qualidade, super resistente.

As juntas são feitas com esferas metálicas que dão liberdade de movimentos maiores que a de um braço humano. E o conceito "robótico" e com design de bom gosto, foi descoberto que o efeito para o usuário da prótese não vê a prótese como algo "estranho". Pois foi visto que braços que são revestidos de borracha, imitando pele, é reconhecido pelo cérebro como algo estranho, dá impressão inclusive de que é um "Braço-morto", o que não acontece com este, que é reconhecido pelo cérebro como "parte da imagem".

Confira mais imagens no post em inglês sobre o assunto: clique aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu entendo que o cientista trabalha muito para atingir essa criação, mas o que me incomoda é que a Ciência tem que ser usada para o benefício da Humanidade e ultimamente, tem sido usada para o benefício do bolso.

O preço de uma prótese dessas cabe no bolso dessa menina da imagem, mas será que cabe no bolso dos mutilados na guerra da Palestina, por exemplo?

Bom final de semana, Caríssimo.
Beijos meus!

Luís Dourado "Highlander" disse...

Entendo seu questionamento, linda!
E concordo que a questão de trabalhar em algo que seja mais próximo da realidade da maioria é o ideal! Mas nesse caso específico que falei no post eu achei legal o conceito do braço, o design e sua funcionalidade. Mas sem dúvidas é algo que acredito ser absurdamente caro, infelizmente.

Eu até questionaria uma outra coisa... Será que os "responsáveis" pela guerra da Palestina não deveriam fornecer próteses de altíssimo nível como essa para os mutilados?

Mas ainda acredito que o conceito mais perto do ideal seria o conjunto do bom gosto, tecnologia acessível, e o principal: preocupação maior com o humano ao invés de preocupação com o bolso.

Um ótimo fim de semana, querida!
Beijão!

 


Highlander´s Brain