Paranoid - Black Sabbath (1969)



Se tem uma mistura que deu muito certo, essa é a formação clássica de Black Sabbath, com Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. Lembro que escutar a música e ver o clipe de Paranoid pela primeira vez, foi marcante pra mim. Fui pegar a guitarra, e fiquei tentando tirar as músicas deles, dias e mais dias. Melhor ainda foi quando comprei umas tablaturas na galeria do Rock, de Paranoid e Ironman. Cheguei em casa, montei os acordes, preparei a palheta, com o volume alto, distorção no máximo e... BOOM! Era quase a cena inicial de "De volta para o Futuro" rs* Acredito que os vizinhos não gostavam muito de mim nessa época.

O mais engraçado é que depois que aprendi essas duas músicas, comecei a conseguir tocar todas as outras, só de escutar. Milagre??? Não! Os acordes eram bem simples mesmo! E eu, adolescente fanático por heavy metal, me sentia ralizado em meu quarto fazendo o meu show particular.

Nessa época em que eu escutava muito o Black Sabbath com sua formação clássica, estava saindo um álbum com Ronnie James Dio, que na verdade já estava passando pela segunda vez pela banda. O álbum era sensacional, aliás, ainda adoro "Dehumanizer", e fiquei comparando o quanto Dio cantava divinamente bem, enquanto Ozzy não era tão bom quanto ele como vocalista. Porém, os melhores trabalhos do Sabbath, sem dúvidas, foram com Ozzy. É algo acima da técnica e da teoria musical, é um tipo de carisma, uma "química" entre aqueles quatro. A própria banda tentou inúmeros vocalistas, entre eles, Ian Gillan, Glen Hughes, Tony Martin, até Rob Halford do Judas Priest fez uma participação pra cobrir o espaço do Dio depois da briga na turnê de Dehumanizer. Mas nunca conseguiram ser "aquele" Black Sabbath.

Depois de tantos anos, ainda escuto Paranoid e recordo esses momentos de tocar guitarra bem alto em meu quarto, sem me preocupar com mais nada, só em não errar as notas. Creio que se minha vida tem trilha sonora, essa fase foi com Black Sabbath.

0 comentários:

 


Highlander´s Brain