Pra quem ainda não viu, deixo o link do documentário "Muito além do Cidadão Kane".
Sinopse:
Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora. Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.
"Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"
Assisti ontem a noite e, apesar de não ser novidade pra mim este assunto, eu realmente prestei atenção em cada segundo deste documentário. É muito esclarecedor mesmo. Os temas abordados sobre apoio a Ditadura militar, manipulação de resultados de eleições, os critérios para a liberação de concessões de emissoras de TV, censura, novelas, Fantástico, Xou da Xuxa e o vergonhoso "resumo" do famoso debate entre Collor e Lula, tudo colocado de forma clara e objetiva, só não enxerga quem não quiser. Tanto que foi proibida a sua veiculação no Brasil.
Mas hoje os tempos são um pouquinho diferentes, pois no final do documentário tem o "injustiçado" Lula, dizendo que a emissora não lhe dá espaço, que é necessário "democratizar" a comunicação, acabar com a "sutil censura" existente. Porém, hoje como presidente da República, me parece que foi esquecido este primeiro princípio, quando se lê o comentário de Dora Kramer no Estadão de Domingo tempos atrás:
"A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente Lulla até pode ter Amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se, portanto, um ato de censura."
(...)
"Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades!"
Fora isso, temos hoje uma outra emissora "emergente" e causando uma certa preocupação quanto ao IBOPE da Globo: A Record. Essa semana li a notícia da Folha de São Paulo a notícia de que, apesar da crise, Record investe R$ 200 milhões, em obras na emissora. A própria Globo tem declarado que esse dinheiro vem da Igreja Universal, porém a Record diz que esse dinheiro vem de anunciantes.
Quando vejo envolvimentos e brigas entre poderosos da mídia, política e religião, começo a me perguntar onde isso tudo vai chegar.
Preocupante.
Sorria! Você está sendo manipulado!
Neurônio chamuscado por Luís Dourado "Highlander" Marcadores: Mondo Bizarro
0 comentários:
Postar um comentário