Não é necessário ser um expert em teoria musical pra saber o que são sustenidos e bemóis. É só olhamos para um teclado de um piano, e vemos aquelas teclas pretas que ficam entre as brancas. Estas teclas são intervalos de tons, por exemplo: Entre Dó e Ré temos uma tecla preta, e ela pode ser Dó#(Dó sustenido) ou Réb(Ré bemol), são dois semintons com a mesmíssima afinação e timbre.
Em partituras, podemos ver também as claves, por exemplo, de Fá (sons graves) e de Sol (sons agudos), onde entre tons e semitons vemos os sinais de sustenido e bemol, algumas vezes.
Falei primeiramente sobre tons e semitons pra chegar no assunto que escreverei agora e me fazer entender. Na verdade quero falar da vida, do cotidiano, e fiquei refletindo sobre vida, música, e suas semelhanças.
Pensei nesta manhã naquela velha história sobre enxergar situações e vê-las como um copo "meio cheio", ou "meio vazio", e percebi que são como os semitons. Podemos olhar uma nota como um sustenido (meio tom acima) ou um bemol (meio tom abaixo), sendo que a nota é a mesma. Podemos pensar na vida como seria maravilhosa se tudo fosse em clave de Sol, tudo sempre "up", agudo, efusivo (efusivo??? parem tudo!). Alguém neste planeta consegue viver só de sons agudos? Conseguem imaginar o quanto os nossos ouvidos ficariam cansados em escutar sempre as mesmas notas agudas e estridentes?
Seria um inferno. E é por isso que precisamos da clave de Fá. Precisamos dos sons graves, daqueles tons em oitavas bem abaixo, bem "down". Que da mesma forma seria um inferno escutá-las isoladamente o tempo inteiro. Ou seja, a vida é uma música maravilhosa, com uma harmonia perfeita, com seus graves e agudos muito bem equilibrados. Alguns momentos temos mais ênfase em uma ou outra clave, mas isso não torna a música ruim, muito pelo contrário, se torna uma harmonia muito mais rica!
Isoladamente, um semiton em bemol é tão belo, ou não, aos ouvidos, como também os sustenidos. Seja meio tom abaixo, ou acima, aquele semitom está ali porque se encaixa perfeitamente no conjunto de toda a harmonia. Há tempo de sustenidos, há tempo de bemóis.
Há tempo de Fá´s há tempo de Sol. E há tempo de tudo ao mesmo tempo.
A vida é uma música maravilhosa quando enxergamos com os olhos de um bom ouvinte.
0 comentários:
Postar um comentário